Carregando...

Você sabe o que é Moodboard?

byLisiane Leoni

Na tradução literal, MoodBoard pode significar “quadro de humor” ou “quadro semântico” ou “quadro de visualização”. Na prática, ele é o primeiro passo da concepção de novos projetos para profissionais que trabalham com criação, como arquitetos, designers, estilistas, publicitários e etc... 


Em se tratando de criações relacionadas a projetos de arquitetura de interiores, é na criação do moodboard que o profissional seleciona e verifica a compatibilidade entre cores, texturas, estilos, materiais e todos os elementos que vão compor o ambiente que será construído. Dessa forma o profissional e o cliente podem ter certeza que estão em sintonia sobre a linguagem do projeto.


O moodboard pode ser feito de forma virtual (com o Canva ou com o PowerPoint) ou de forma física com a simples sobreposição dos elementos. É por isso que nós profissionais de arquitetura gostamos de receber (e até colecionamos) as mais diversas amostras de acabamentos, de diversas marcas. Claro que com o moodboard virtual a gente consegue dar uma boa ideia de projeto, mas ter alguns materiais pra sentir os acabamentos na mão ajudam o profissional e o cliente a terem certeza que estão indo na direção correta. 


Para me inspirar e criar os moodboards dos meus projetos eu consulto sempre os seguintes sites: 

. Canva.com 

. Pantone.com.br

. Pinterest.com 

. Google.com (imagens) 

. Sites específicos de mobiliário ou materiais que já foram definidos por mim ou pelo cliente.



O moodboard aí de cima eu quem fiz, e é a concepção inicial de um homeoffice muito lindo que está pronto para ser apresentado.  É claro que cada profissional trabalha de um jeito, mas pra mim as informações mais importantes para serem confirmadas com o moodboard são o conceito do projeto, as expectativas que o usuário tem em relação ao ambiente,  e as informações de paleta de cores e mobiliário… 


Se você gostou desse conteúdo, você pode ter acesso a mais materiais como esse aqui no meu blog - se inscrevendo na minha newsletter - ou então me acompanhando nas minhas redes sociais! Vem comigo!