Carregando...

Vistoria Técnica de Recebimento de Imóvel

byLisiane Leoni

Então você finalmente conquistou o seu imóvel e o dia de receber as chaves da construtora está chegando! YEY!

Mas me diz... Você sabe o que você tem que observar na vistoria de recebimento? NÃO!? Então neste post eu vou abrir alguns itens do check list que eu utilizo nas vistorias que realizo com os meus clientes e também vou te dar algumas dicas de como proceder. Vem comigo!

  1. 1. Vá com tempo. Não se apresse em fazer a vistoria. Costumo recomendar no mínimo uma hora para edificações com menos de 100m² e uma hora e meia para edificações acima desta metragem. Tenha em mente que uma vistoria bem realizada pode te poupar de gastar dinheiro e também evitar incômodos futuros.

  2. 2. Se possível, não leve crianças. Crianças necessitam de atenção e por isto vão retirar seu foco do imóvel. Seus filhos podem conhecer o quarto novo em outro momento, com mais calma.

  3. 3. Leia todo memorial descritivo do imóvel antes do dia da vistoria. Este memorial descritivo (que você ganhou juntamente com o contrato, quando assinou a compra do imóvel) detalha todos os pormenores do seu imóvel: tamanhos e modelos de louças e ferragens, dimensões de portas e janelas, tipos de pedras que serão usadas...enfim, tudo! É sua obrigação saber todos estes detalhes antes do dia da vistoria. O memorial descritivo é um excelente check list de vistoria.

  4. 4. Materiais recomendados. Tenha em mãos no mínimo: papel e caneta, trena, câmera fotográfica, e o memorial descritivo do imóvel. Pode levar também: uma porção de bolinhas de gude e/ou um garrafão de água e um celular com carregador (já vou te contar pra quê!).

  5. 5. Teste absolutamente TUDO!

    1. Esquadrias:

      • Abra e feche todas portas, janelas e persianas.
      • Verifique a existência de trincas ou vidros frouxos em todas as janelas.
      • Verifique se todas esquadrias possuem as mesmas dimensões constantes no memorial descritivo da obra.
      • Verifique se todas esquadrias são produzidas no material informado no memorial descritivo da obra.
    2. Pisos / Revestimentos:

      • Teste a inclinação dos pisos de áreas molhadas (para isso utilize as bolinhas de gude e/ou o garrafão com água).
      • Verifique se não existem peças trincadas ou peças oca.
      • Verifique se a tonalidade de todas as peças estão em harmonia. Peças fora de tonalidade podem ser substituídas.
    3. Paredes:

      • Busque por trincas, rachaduras ou áreas com infiltração;
    4. Ar Condicionado:

      • Verifique todas as esperas de ar condicionado prometidas;
    5. Elétrica:

      • Se no imóvel já existe ligação de energia elétrica, verifique ponto por ponto (com o auxílio do seu celular e do seu carregador) a chegada de energia.

        Obs: Caso o imóvel ainda não tenha luz ligada, você pode fazer uma observação na ata da vistoria que este item não pode ser testado. Assim no futuro, se houver algum problema você ainda tem como questionar a construtora.

    6. Água:

      • Abra todas as torneiras e com a água correndo feche os registros de água. Neste teste a vazão de água deve cessar imediatamente.
      • Abra novamente o registro e com a água corrente verifique se o sifão (cano embaixo da pia) não está vazando.
      • Teste a inclinação dos pisos de áreas molhadas (para isso utilize as bolinhas de gude e/ou o garrafão com água.

Estes são alguns dos itens que eu verifico quando faço vistorias com meus clientes. Lembrando que o ideal é sempre ter um profissional ao seu lado neste momento e que uma boa vistoria pode evitar muita dor de cabeça no futuro.

Receber o imóvel em perfeito estado de funcionamento e nas condições apresentadas no memorial descritivo é um direito seu! Caso o imóvel esteja com algum item em desacordo você pode questionar a construtora durante o período estipulado no seu contrato.

Tem mais alguma coisa que você observa durante a vistoria?? Comenta comigo! E se tu achas que estas informações podem ser úteis para alguém, curte e compartilha. Te vejo no próximo post.