Carregando...

Mesa de jantar: qual formato ideal pra você?

byLisiane Leoni

A mesa é o elemento mais impactante de uma sala de jantar bem planejada. 

Por ser o móvel mais relevante do ambiente seu formato determina o layout e por isso ela deve ser cuidadosamente escolhida. 


Existe uma máxima que diz que “na mesa redonda sempre cabe mais um”. 

Eu, particularmente, não concordo com essa afirmação. Pra mim, quando a gente quer, em qualquer mesa cabe mais um, independente do formato. 


Redonda, quadrada, oval ou retangular… O fato é que cada formato tem aspectos positivos e negativos e neste texto eu vou te explicar ponto a ponto, qual a melhor opção para você e para o seu ambiente. Eu também fiz uma curadoria de algumas mesas que eu considero interessantes e vou deixar como sugestão para vocês se inspirarem.


Mas, independente do formato, existem quatro regrinhas que são básicas antes de escolhermos a mesa ideal para o nosso projeto. São elas:

  1. Considere no mínimo 60cm de largura de mesa para cada pessoa que você deseja acomodar. Se o ambiente permitir, para maior conforto, considere ao menos 75cm. 

  2. As cadeiras utilizadas para compor o ambiente devem ser proporcionais ao tamanho da mesa. Se você deseja uma cadeira estilo poltrona, a mesa deve obrigatoriamente ser maiorzinha. Se o seu espaço é reduzido, considere utilizar cadeiras mais “sequinhas”. 

  3. A mesa de jantar deve sempre ter um tampo muito resistente. Tampos com materiais delicados com toda certeza serão danificados na utilização e você vai ter que conviver com a frustração de arranhões, manchas ou trincas na mesa de jantar.

  4. Faça o possível para não encostar a mesa em nenhuma parede do ambiente. Mas, se em função do tamanho ou do layout do local você necessariamente precisar utilizar a parede, lembre-se de garantir uma boa circulação atrás de todas as cadeiras. Isso vai evitar que algum dos usuários sinta-se incomodado com a sensação de enclausuramento. 


Dito isso, vamos ao formato ideal para cada ambiente!


Mesa Redonda


A mesa redonda é ideal para ambientes pequenos, sendo perfeita na minha opinião, para acomodar até seis pessoas. A desvantagem deste formato é que quanto mais gente ela acomoda, maior seu diâmetro, e nisso muito da área de mesa ao centro se perde. 


Outro ponto positivo da mesa redonda em espaços pequenos é a ausência de “quinas”, que por consequência evitam acidentes ao circular no ambiente. 


Em termos de estética, a mesa redonda combina com ambientes descolados e descontraídos, e também com ambientes elegantes e sofisticados. Fica perfeita em ambientes arredondados ou quadrados.




Tamanhos mínimos recomendados:

  • Diâmetro de 1,00m (para acomodar até quatro pessoas). 

  • Diâmetro de 1,20m (para acomodar até seis pessoas). 




Mesa Quadrada


A mesa quadrada também é ideal para ambientes pequenos, e na minha opinião abriga confortavelmente até 8 pessoas. Isso porque, da mesma forma que a mesa redonda, a mesa quadrada tem essa característica: quanto mais pessoas ela acomoda, maior sua largura e dessa forma a área de mesa localizada ao centro fica distante e pouco acessível para as pessoas que a utilizam. 


Na estética a mesa quadrada é mais formal e rígida. Combina bem com espaços quadrados ou retangulares.



Tamanhos mínimos recomendados:

  • Laterais com 1,00m (para acomodar até quatro pessoas). 

  • Laterais com 1,20m (para acomodar até seis pessoas)


Mesa Retangular


Se você precisa acomodar muitas pessoas, a mesa retangular é ideal para você. 


Seu formato clássico transmite seriedade, sofisticação e elegância. Combina com ambientes em formatos retangulares e quadrados. 



Tamanho mínimo recomendado:

  • Largura 0,60m

  • Comprimento 1,20m 

            (para acomodar até seis pessoas)


Mesa Oval 


Minha preferida! Elegante, versátil e sofisticada.


Acomoda um bom número de pessoas e seu formato arredondado não permite acidentes com as quinas. Combina principalmente com espaços retangulares. 


A mesa oval não permite ser “encostada” em nenhuma parede, logo a área de circulação deve necessariamente ser mais ampla. 



Tamanho mínimo recomendado:

  • Largura 0,60m

  • Comprimento 1,20m 

            (para acomodar até seis pessoas)


Pra pensar antes de comprar?

  1. Quantas pessoas você precisa acomodar?

  2. Você costuma receber visitas?

  3. Você possui bastante espaço ou sua residência é mais compacta?

  4. Qual o formato do seu ambiente?

  5. Você busca um estilo de decoração mais sofisticado ou mais descolado?


Eu espero realmente ter te ajudado com este artigo! 


Lembre-se que estes aspectos que listei acima são apenas norteadores para te guiar na hora da compra, mas não existe uma regra rígida. Afinal, quando se trata da casa da gente o que importa mesmo é ser FELIZ!


Se você leu este artigo e se lembrou de alguém que precisa saber dessas dicas, compartilhe! E não deixe de me acompanhar também no meu canal no Youtube e também no meu Instagram


Até a próxima!


----


Se você gostou de algum modelo sugerido, entre em contato diretamente com as marcas.  


Natuzzi: https://www.natuzzi.com.br/

TokStok: www.tokstok.com.br 

Etna: www.etna.com.br 

Novo Ambiente: https://design.novoambiente.com